Apoie SUMAÚMA – Jornalismo do Centro do Mundo

Gentes queridas,

Vim aqui pedir apoio. É com grande ALEGRIA, essa que é potência de agir, que venho aqui para falar do projeto de uma vida.

Vocês, que me acompanham, conhecem meu jornalismo e conhecem minha luta. Sou jornalista há mais de 30 anos, há 25 cubro as diferentes Amazônias, há cinco vivo em Altamira, no Médio Xingu, epicentro tanto da destruição da Amazônia quanto da resistência.

Nesta semana, começa a nascer:

SUMAÚMA – JORNALISMO DO CENTRO DO MUNDO

Crio essa plataforma de JORNALISMO TRILÍNGUE com Jonathan Watts (editor global de meio ambiente do The Guardian), Carla Jimenez (que comandou o maravilhoso El País Brasil em seus 8 anos de existência), Verônica Goyzueta (correspondente internacional ) e Talita Bedinelli (ex-editora do El País Brasil).

Estamos trabalhando nessa criação desde o ano passado. E neste mês começaremos com uma semente, uma newsletter semanal a partir de 13 de setembro. E começamos com uma newsletter não porque queremos começar pequenos, mas porque não temos dinheiro para ser um jornal online, como queremos.

No mundo em COLAPSO CLIMÁTICO, com a Amazônia quase no ponto de não retorno, nós precisamos responder à urgência e crescer rapidamente, virar, no campo do jornalismo, essa árvore maravilhosa que é a Sumaúma, essa árvore que irriga tanto a TERRA quanto o CÉU.

Precisamos ECOAR e INFLUENCIAR, não só dentro do Brasil, mas em nível global.
Peço que leiam o manifesto no link abaixo, porque é resultado de muito caminho trilhado para compreender o que vivemos.

Escuto esses anos todos, de tantas pessoas, que é necessário um jornal realmente progressista, escuto que preciso escrever mais, outras e outros perguntam como podem me apoiar, tantas e tantas querem saber como podem se engajar na LUTA PELA AMAZÔNIA , na batalha pela natureza, na guerra pela vida. Bem, aí está a resposta.

Para que SUMAÚMA passe de newsletter a jornal e possa fazer real diferença no debate público e na vida das gerações que já nasceram, nós precisamos de dinheiro.
Sua doação mensal será muito relevante para que possamos fazer um jornalismo a partir da FLORESTA!

Alguém pode dizer (ou pensar): mas como apoiar algo que nem começou, que nem sei se vou gostar… Bem, confiamos que meu trabalho de mais de três décadas, assim como o de meus colegas, seja suficiente para avalizar o que somos capazes de fazer.
Estamos aqui, oferecendo o melhor que podemos, o mais difícil que podemos, porque sabemos que estamos em guerra e porque, nessa guerra, nosso lado está sendo massacrado.
Precisamos de LEITORES que façam COMUNIDADE com a gente.
Quero, inclusive, pedir um pouco mais. Se cada um de vocês, além de nos apoiar, conseguir outros CINCO apoios com seus amigos e conhecidos, nós crescemos.
A hora é agora. Como diz Ailton Krenak, o futuro é hoje, pode não haver amanhã.

LEIA O MANIFESTO:
https://apoia.se/sumaumajornalismo

Muito obrigada! Mesmo.
Eliane Brum
Sigam Sumaúma Jornalismo